por Raul Costa
Quem nunca colou uma fita adesiva em um livro? Era comum, no tempo de escola, encapar cadernos e livros para resistir às idas e vindas do colégio. O que não sabíamos é que “aquelas” fitas adesivas eram extremamente ácidas e nossos livros ficaram com manchas marrons bem feias.
Papel deteriorado pela acidez
Agora você vai poder encapar seus livros e cadernos com material adequado, e também consertar seus documentos em casa, com a fita adesiva para reparo mais indicada.
Vai conhecer também, os materiais utilizados em todo o mundo, nas bibliotecas, nos museus, por colecionadores e todos que precisam de algum cuidado com seus papéis.
Rolo de fitas
O Filmolux Soft é muito fácil aplicar, tem uma textura que não deixa bolhas, protege contra raios UV, você tem o tempo que quiser na hora de colocar, sem problema, ele permite retirar e colocar até ficar bom, é livre de acidez e com carga alcalina, imagina que esse filme aumenta a vida dos papéis revestidos. Existe a versão fosca, sem brilho nenhum, chama Filmomatt exige um pouco mais de habilidade, pois o filme é lisinho.
Quando se fala em livros e papéis, existem nomenclaturas bem esquisitas, por exemplo: Espinha, cabeceado, guarda, miolo, dorso, sentido da fibra, higroscópico e por aí vai.
Guarda e contraguarda é o nome que se dá ao papel que faz a fixação do miolo na sua capa e protege o conteúdo principal.
Guarda de livro antigo
Essa guarda costuma rasgar com o manuseio prolongado, para que isso não ocorra, utilizamos fitas de conservação, como a Linen Hinging Tape e Linen Hinging Tape Black – Fita de linho autoadesiva livre de ácido, muito flexível e não amarelece com o tempo; outra fita, também de linho, é a Filmoplast SH – Fita alemã com 50mts, é a mais econômica e ainda sem solventes na composição, não se tornando quebradiça com o tempo e, para os que preferem manter papel com papel, existe a Filmoplast P90 – Essa fita de papel opaco é extremamente resistente, fosca, Possui reserva alcalina (garante durabilidade muito superior em relação às fitas de pH neutro), foi desenvolvida para uso no verso de mapas (nas dobras), documentos, guarda e contraguarda de livros e até mesmo como etiqueta de identificação nas prateleiras mais exigentes.
Fitas para reforço de guarda e montagens artísticas
Lembra aquela fita adesiva de antigamente? Aquela da cor amarela-amarronzado?! Pois bem... Nunca mais use nos seus documentos e papéis!
Você poderá utilizar a Fita FILMOPLAST P é feita de papel totalmente transparente, extremamente fina (parece que nem está lá), sem polpa de madeira e ácido, revestida com adesivo de pH neutro e com a “famosa” reserva alcalina - aquela que aumenta a durabilidade por neutralização dos ácidos que são liberados durante o processo natural de envelhecimento dos papéis, muito resistente ao tempo e não amarelece.
Adequada para reparar "a seco" páginas rasgadas - isso quer dizer: nada de usar cola líquida (sem sujeira), prender e alçar fotografias ou gravuras leves e reforçar as dobras dos papéis artísticos.
Pode ser usada como etiqueta, pois aceita inscrição a tinta. Adere a filmes de poliéster.
São vendidas em rolos de 2cm x 50mt e a Caixa possui um dispenser super prático, onde você corta a fita no tamanho que precisar. Pratica!
Esta é a mais utilizada, porém, existem os modelos Document Repair e a Mending tissue, são fitas de papel japonês transparente, autoadesivas e com adesivo reversível em White Spirit.
Para aplicação de fitas é recomendado o uso de uma espátula de teflon branco, o resultado é uma colagem perfeita. Confira a postagem no Instagram com um vídeo bem bacana que tem uma ótima explicação sobre a sua utilização.
Documentos, livros e papéis em geral vão durar muito mais se colocados em ambiente seco, ventilado e sem contato com acidez. Em envelope de conservação com reserva alcalina ajuda no caso dos documentos, você pode até guardar as fotografias neste mesmo envelope, tomando o cuidado de interfolhar com papel Glassine de pH neutro.
Envelope conservação com reserva alcalina
Para os livros e as peças maiores, existem as caixas apropriadas, consulte nosso artigo “Caixas para conservação”.
Boa sorte com seus arquivos, por aqui tudo está bem cuidado e guardadinho.
Fábio Oliveira
Consultor de materiais técnicos
para a Casa do Restaurador