Quinta-Feira, 7 de Julho de 2022

por Raul Costa

Qual tela devo usar?






Qual tela devo usar?


Você vai começar a pintar e está buscando uma tela para pintura...

 

E agora?


Existem vários tipos de Telas e Painéis no mercado brasileiro, vendidas prontas para pintar, esticadas no chassi de madeira, e as telas comercializadas por metro avulso ou rolo fechado. Telas 100% algodão ou mistas com poliéster e linho; Têm também as famosas telas de linho puro que são as queridinhas dos artistas e colecionadores. As telas de algodão costumam ser mais acessíveis do que as telas de linho. Realmente são mais baratas, mas será que compensa?


Uma diferença muito grande que poderá te ajudar a escolher entre telas de linho e algodão será a seguinte:

As telas de algodão possuem fibras muito curtas, fazendo com que “trabalhem” muito mais, conforme esquenta e esfria ou com o excesso de umidade e, também o clima muito seco. Esses ambientes onde serão expostas podem ser um fator crucial para sua durabilidade. Isso significa que ao se mexerem demais, quem sairá prejudicada nesse caso, será a sua pintura que não acompanhará o movimento excessivo dos suportes.


Tela de algodão vendida em papelarias e casas de artesanato

Tela de algodão vendida em papelarias e casas de artesanato


Combinado a isso, quando as telas de algodão são esticadas em estruturas inadequadas, com muitas travas, somando imprimatura a base de tinta Látex ou qualquer material feito para pintura de paredes, os problemas só aumentam... Fungos, mofo, empenamentos, descolamento da camada pictórica... (Em português entendível: Desmorona tudo!).


Você sabe como a tela é preparada para pintar?


No tecido de linho, algodão e demais telas, é feito um primeiro tratamento chamado de Encolagem e posteriormente será colocado a camada de gesso acrílico. Esse processo completo é chamado de Imprimação, deve ser executado com mediuns de boa qualidade.

 Cuidado com fabricas que declaram no rótulo “Látex Premium”... Tinta de parede NÃO é gesso artístico! As tintas para parede e seus derivados não possuem critérios de conservação, não há elasticidade e dão muitos problemas que destroem a sua arte, sendo empregado pela indústria teleira por desconhecimento técnico de durabilidade e critério “fine art” desses suportes.

No processo de Encolagem, os fios são selados com uma espécie de engomadura de resina acrílica, os mestres do passado utilizavam cola a base de cartilagem de coelho, esse processo servia para proteger as fibras do tecido contra a oxidação do óleo e para não vazar o gesso, além de dar um controle melhor do tecido. A imprimação de boa qualidade garante altíssima durabilidade e, consequentemente, melhora a ancoragem da pintura. As preparações modernas são feitas com gesso acrílico, o qual confere boa elasticidade para não craquelar posteriormente.

E o suporte?

Temos que procurar suportes adequados para esticar essa tela. Quando falamos em tela para pintura, devemos nos preocupar em qual suporte ela será esticada. Esse suporte se chama chassi.



Telas empenadas, madeira muito torta

Telas empenadas, madeira muito torta

Imagina uma tela empenada, toda torta ou craquelada e até caindo alguns pedaços da pintura? O resultado é desastroso. Com o chassi de madeira fixado por pregos, essa madeira se movimentará e causará briga entre o tecido e a estrutura, deixando a pintura cada vez mais frágil.



Telas de linho puro


Tela de linho puro 120cm x 220cm

Tela de linho puro 120cm x 220cm


Sabemos depois de centenas de anos que o linho é, de longe, o melhor tecido para fazer telas artísticas. Possui fibras longas, permitindo uma movimentação extremamente baixa quando comparado ao algodão, praticamente não repassando para a pintura.



Tela de Linha Belga Rembrandt

Tela de Linha Belga Rembrandt


Fique atento


É comum colocar moldura nas telas tradicionais, como são muito finas e possuem grampos nas bordas, as molduras escondem essa parte e dão um acabamento externo à obra. Já o Painel, não requer molduras e você pode pintar e escolher o melhor lugar para exibir.

Tela tradicional possui entre 2 e 2,5cm de espessura e Painel entre 3 e 5cm

Tela tradicional possui entre 2 e 2,5cm de espessura e Painel entre 3 e 5cm


Exemplo de chassi de encaixe


Exemplo de chassi de encaixe


O chassi é feito de madeira, muitas vezes, os fabricantes podem fracionar a madeira com um sistema chamado “finger” para evitar torções e também para que essas ripas não empenem no futuro.

O melhor chassi é o modelo articulado e de encaixe, um padrão museológico adotado há muitos anos. Atenção para esse quesito, o chassi de encaixe possui cunhas para fazer a tensão necessária.


Detalhe da cunha em um chassi de encaixe profissional

Detalhe da cunha em um chassi de encaixe profissional


É importante você saber, uma boa tela vai fazer seu trabalho durar e será premiado pela boa execução e pela sua preocupação com a durabilidade, além do poder de arrancar muitos suspiros nos museus da vida.


Fábio Oliveira

Consultor de materiais técnicos

para a Casa do Restaurador