por Raul Costa
O couro é um material muito forte, desde as primeiras vestes dos seres humanos até as armaduras da Idade média, sua utilização varia de sapatos às capas dos livros até os dias de hoje em porta canetas, carteiras e bolsas, Etc.
O couro encanta pela versatilidade e resistência.
O que você talvez não saiba é que o couro é muito frágil ao envelhecer, caso não seja cuidado adequadamente, pode ficar quebradiço e esfarinhar.
Peça de couro muito frágil
Mas como devo conservar?
Vamos começar falando do local onde deve ser mantido, em caso de arquivo e até de guarda provisória – Aquele período que antecede uma exposição, por exemplo.
Diferentemente dos papéis e fotografias, todo e qualquer material de origem orgânica ou derivado de cartilaginosos, Peles, Penas etc. NÃO DEVEM, de forma alguma, ficar em contato com superfícies com reserva alcalina. NUNCA!
Esse tipo de material é danoso para a conservação de peças de origem animal, agravando seu processo de envelhecimento.
Então, como devemos conservar???
Peça de couro nova e com brilho
Couro é material orgânico, pele de animal, devemos manter hidratado constantemente, para não sofrer com as ações do tempo, impurezas e acidez extrema.
Existem produtos específicos para essa manutenção, óleos e ceras especiais ajudam a hidratar e proteger contra acidez que degrada muito esses artigos.
Há produtos como o Leather Protector, desenvolvido pelo Museu Britânico, é uma solução indispensável para proteção do couro, com fórmula de dupla ação. Essa solução é para usar nas peças que já estão estragadas pelo desgaste e ressecamento. Neutraliza ácidos causados pela poluição atmosférica, repondo o sal natural utilizado no processo de curtimento, mas retirado na lavagem. Protege também contra fungos e mofo.
Solução Leather Protector
E também há a pasta Leather Dressing, fórmula desenvolvida pela biblioteca pública de Nova York e testada pelo Departamento de Agricultura Americano. Trata-se de uma pasta para conservação de couro, renova, amacia e dá brilho ao couro, restaurando sua beleza original. Ela é utilizada logo após a aplicação e secagem do Leather Protector. Feita somente de lanolina e óleo natural de animal. Essa pasta não contém cera na composição, mesmo assim, deixa o couro bem macio e suave ao toque.
Cera Leather Dressing
Além desses dois essenciais produtos, você encontra a cera Fredelka Leather Preservative and Restorer. Essa sim é uma cera que rejuvenesce, restaura e preserva o couro, mais utilizada em couro que ainda não está estragado, aquele objeto que você começa tratando para não deixar que estrague de vez. É isento de componentes inflamáveis ou voláteis. Desenvolvido para repor os óleos naturais encontrados no couro, prevenindo as rachaduras causadas pelo ressecamento. Diferente do Leather Protector, você vai usar a Fredelka quando sua peça de couro ainda está boa.
Para proporcionar uma limpeza efetiva, é composto, entre outros, de óleo de mocotó, cera de abelha e cera Microcristalina, que penetram profundamente no couro, produzindo uma camada de proteção em sua superfície.
Fredelka Fórmula não deixa as capas oleosas ou com acabamento pegajoso. Aplica-se com um pano seco e macio à temperatura ambiente. O tempo de secagem dá-se entre 10 minutos e 1 hora. Após a completa secagem dá-se brilho com uma flanela.
Cera Fredelka fórmula restauradora
Para utilizarmos as caixas de conservação, sendo o ambiente mais adequado para arquivo seguro, devemos envolver com papéis de PH neutro, como papel Filiset e uma segunda proteção que mantenha uma boa respiração das peças, que são as Folhas de papel Tyvek, que é extremamente resistente a rasgos e mantem uma boa respiração do couro, sem deixar umidade.
Papel Filiset PH neutro e Papel Tyvek PH neutro
Daí é só escolher a melhor Caixa e colocar o objeto em segurança.
Caixa de conservação museológica
Cuide de suas peças de couro, para não perder esse acessório valoroso e tão importante em nossas vidas.
Fábio Oliveira
Consultor de materiais técnicos
para a Casa do Restaurador